Se você ainda não sabe o que é seis sigma, este post foi feito para você! Caso já tenha ouvido falar, não se preocupe: também tem lições valiosas para você compreender ainda mais como funciona a metodologia 6-sigma e seus benefícios!
Afinal de contas, a metodologia tem muito a agregar ao processo de trabalho, independentemente de qual seja. Seus resultados também são amplos e diversificados. E o melhor: sua implementação requer boa dose de disciplina e planejamento, principalmente.
Ou seja: trata-se de um método acessível e com resultados palpáveis. Por isso, neste post vamos discutir o que significa seis sigma e como você pode fazer uso dele no seu dia a dia.
Confira!
Pense em um método capaz de ser quantificado e que depende, principalmente, da disciplina das pessoas envolvidas e de tempo para planejar suas estratégias.
Isso, resumidamente, explica o que é seis sigma — ou six sigma, em inglês.
Mas é claro que precisamos ir além desse conceito que muito encanta, mas pouco diz.
Pois, na prática, a metodologia consiste na estruturação de um processo para monitorar e desenvolver o trabalho gradualmente.
Isso tudo, consumindo menos recursos e sem perder em qualidade. Algo similar ao conceito de PDCA e outros métodos — como o lean — que invadiram o chão de fábrica em meados do século 20.
Só que o Seis Sigma se apoia no método DMAIC (que ainda falaremos a respeito) para auxiliar na rotina e no monitoramento do trabalho. E também de ferramentas estatísticas que oferecem precisão nas decisões.
“Mas por que se chama Six Sigma?”
Muita gente pergunta isso antes mesmo de saber o que é seis sigma. E a resposta está associada à letra grega “sigma”, que é usada na representação de variabilidade.
Na matemática e na estatística, é esse o ponto padrão de desvio. Por exemplo: o valor que define uma taxa de desperdício é o Sigma.
Mas saber o que significa seis sigma ainda não é suficiente para entender sua aplicação mercadológica por completo. No caso, os especialistas na metodologia usam os Sigmas para determinar os resultados esperados na faixa de defeitos por milhão.
Para cada Sigma, uma porcentagem de conformidade vai existir. E, assim, passar por seis sigma promove uma taxa de precisão superior a 99,99%. Veja, no quadro abaixo:
Nível | Defeitos por milhão | % de conformidade |
1 sigma | 691.463 | 30,85% |
1,5 sigma | 500.000 | 50% |
2 sigma | 308.537 | 69,15% |
3 sigma | 66.807 | 93,32% |
4 sigma | 6.210 | 99,38% |
5 sigma | 233 | 99,97% |
6 sigma | 3,4 | 99,9966% |
Percebe que, a cada sigma, os riscos reduzem à medida que a taxa de conformidade aumenta gradativamente?
Para entender como funciona a metodologia 6-sigma, defina suas metas. Esse é o primeiro passo. Em seguida, vamos analisar as etapas da estratégia DMAIC, que são:
A utilização de ferramentas e metodologias podem contribuir para o aprimoramento do seis sigma. A ferramenta 5S é uma delas, assim como o gráfico de Pareto e o método Kaizen, entre outros.
Por meio desse uso estratégico e combinado de métodos e ações, é mais fácil identificar erros e desperdícios. O que, proporcionalmente, promove a melhoria dos seus produtos e/ou serviços conforme os objetivos traçados.
Agora que deu para entender qual o objetivo do seis sigma, vamos ver o que se extrai de sua aplicação no dia a dia. Veja, abaixo, quais podem ser os benefícios dessa metodologia:
Lembre-se que tudo varia segundo as suas metas. Contudo, é de se imaginar que os benefícios acima sejam resultados lógicos independentemente das metas traçadas.
Deu para entender, até aqui, o que é seis sigma? Pois vamos sair do campo teórico e entender, na prática, como se daria a sua implementação.
E, para facilitar, vamos dividir essa ideia em 3 etapas!
Selecione e organize suas metas. Planeje as ações, avalie os riscos e desafios e estipule um objetivo real, que possa ser verdadeiramente alcançado.
Depois, mapeie o seu atual fluxo de trabalho. Mensure-os, de acordo com os seus objetivos, e registre para ter um método confiável e preciso de comparação, futuramente.
Na sequência, é necessário desenvolver os métodos que vão ser ajustados/implementados. Afinal, por meio deles você vai passar a comparar performances e também registrar o que se percebeu de positivo e o que deve ser retrabalhado, mais uma vez.
É fundamental, também, comunicar com clareza e transparência todas as mudanças com as pessoas envolvidas. Ao contar com o envolvimento e engajamento coletivo, fica mais fácil ter dados confiáveis e tomar decisões mais assertivas.
Hora de olhar para os seus processos e fazer análises críticas.
O que funciona?
O que está longe do ideal?
O que é supérfluo ou desnecessário?
Como melhorar toda e qualquer etapa do fluxo de trabalho?
O objetivo, aqui, é realmente colocar à prova os seus processos e criticá-los. Identificar tudo aquilo que tem potencial para se desenvolver gradualmente.
E, para isso, você vai usar muita matemática e estatística para avaliar, em números, os resultados. Por existir tão pouca subjetividade na análise dos resultados, é fundamental que todos estejam em alinhamento para garantir resultados realmente confiáveis.
Com os resultados em mãos, você vai identificar o que registrou melhorias. E, também, uma análise mais detalhada pode ser feita para monitorar o motivo daqueles resultados.
Dessa maneira, novas soluções podem ser identificadas, gargalos e carências também devem ser diagnosticados, aqui, e é isso. Se você se perguntava o que é seis sigma, esse é o encerramento do ciclo: o início de um novo.
Pois é hora de usar os resultados para planejar de novo, implementar novamente e analisar os dados para repetir isso, mais uma vez, futuramente.
Basicamente, ao descobrir o que é seis sigma, você também se municia de inspiração e motivação para mapear os seus processos atuais.
E concordamos: siga esse instinto e experimente a mudança. Avalie o que pode ser feito para melhorar constantemente todo o seu fluxo de trabalho. E, para aprender ainda mais sobre o seis sigma, você pode contar com auxílio especializado
Na Expertise Treinamento você encontra o melhor curso sobre Seis Sigma. Confira!
Vimos, neste post, o que é seis sigma e como essa metodologia pode contribuir, de maneira cíclica, para o desenvolvimento da sua marca. Tudo isso, de maneira personalizada, conforme o estabelecimento de metas e objetivos.
Esperamos que você comece a aplicar o quanto antes o método!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!