As Filosofias Lean Seis Sigma visam qualificar e preparar profissionais para melhorar a performance dos negócios (ganhos financeiros e/ou qualitativos), através de projetos com foco em:
Sua aplicação combina as reduções de desperdícios, relativas ao Lean Manufacturing (Organização Enxuta), com a capacidade de investigação de causas-raízes dos problemas, oportunidades de melhorias e suporte estatístico para tomadas de decisões, referentes ao Seis Sigma.
Lean Manufacturing, traduzível como Manufatura Enxuta e também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos de análise (KAIZEN), produção "pull" (no sentido do KANBAN) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke).
A Manufatura Enxuta foi desenvolvida pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno, durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial. O termo foi popularizado por James P. Womack e Daniel T. Jones no livro “A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza“.
Foi baseado no conceito de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) que Eric Ries criou o conceito de Startup Enxuta (Lean Startup). Ele usou várias metodologias utilizadas pela Toyota e uniu com outras (como o Design Thinking) para criar esse conceito. Isso prova que mesmo uma metodologia utilizada para produção de carros pode ser adaptada para qualquer outra área de negócio.
O termo Seis Sigma se origina do “Sigma”, símbolo que em qualidade significa uma medida de variabilidade utilizada para indicar quanto dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes. Quanto maior for este sigma, melhores serão os produtos ou serviços produzidos. Ou sob outra ótica, menores serão os defeitos apresentados por estes produtos e serviços.
Seis Sigma ou Six Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola nos anos 80, por Bill Smith na Motorola. Posteriormente, em 1995, ganhou força com a utilização de seus métodos por Jack Welch, na GE.
Apesar de sua consolidação ter se dado nessa época, a ideia fundamental por trás do Seis Sigma (que é a utilização de técnicas estatísticas para prever e melhorar processos) foi desenvolvida na década de 1930, por Walter Shewhart. Na época, Shewhart trabalhava como estatístico e começou a usar a distribuição normal para prever o comportamento de seus processos, buscando conhecer a probabilidade de uma de suas máquinas apresentar uma descalibração. Como esforço para completar essa missão, ele desenvolveu o que hoje chamamos de Gráficos de Controle ou, mais popularmente, Controle Estatístico de Processos.
Tornando-se popular entre empresas de todo mundo devido à sua eficiência e eficácia, é considerado um dos principais temas da Qualidade Total para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.
Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de Qualidade como principalmente Financeiros.
O Seis Sigma segue duas metodologias principais, compostas de cinco fases cada uma. Ambas foram inspiradas no Ciclo PDCA. Apresentamos a principal usada, que é o DMAIC.
Utilizada em projetos focados em melhorar produtos, serviços e processos de negócios já existentes. Também é conhecida como DFSS (“Design For Six Sigma”):
Existem diversos benefícios para as empresas que adotam o Lean Six Sigma, sejam eles na produção ou nas equipes de trabalho como um todo. São eles:
Um aspecto crucial é que a maioria dos custos são calculados na fase de projeto de um produto. Um engenheiro especificará materiais e processos conhecidos e custos às custas de outros processos baratos e eficientes. Isto reduz os riscos do projeto. As empresas que seguem essa metodologia desenvolvem e reencaminham folhas de verificação para validar o projeto do produto.
Lean é basicamente tudo o que concerne a obtenção de materiais corretos, no local correto, na quantidade correta, minimizando o desperdício, sendo flexível e aberto a mudanças.
A Qualificação Lean Six Sigma White Belt visa preparar profissionais, capacitando e trazendo os conceitos básicos e introdutórios dentro da filosofia do Lean Six Sigma, no nível White Belt. Este profissional estará apto a dar suporte aos projetos dos Green Belt´s orientados pelos Black Belt´s e sob a supervisão dos Yellow Belt´s. A carga horária típica do White Belt são 8 horas de capacitação.
Saiba mais sobre o White Belt através do Botão Abaixo:
A Qualificação Lean Six Sigma Yellow Belttem como objetivo capacitar os profissionais na utilização do método DMAIC e das ferramentas LeanSix Sigma básicas, possibilitando o pleno suporte aos projetos liderados pelos Black Belts e Green Belts. Também possibilita a capacitação dos candidatos a Yellow Belts para liderar projetos de baixa complexidade, geradores de resultados rápidos, e que contribuam para os ganhos da empresa. A carga horária típica do Yelow Belt são 24 horas.
Saiba mais sobre o Yellow Belt através do Botão Abaixo:
A Qualificação Lean Six Sigma Green Belt tem como objetivo a formação de especialistas que dominem o método DMAIC e as ferramentas Lean Seis Sigma e que estejam capacitados para liderar projetos geradores de resultados que contribuam significativamente para o aumento da lucratividade da empresa ou participar das equipes lideradas pelos Black Belts (projetos multifuncionais ou funcionais mais complexos). A carga horária típica são 80 horas. Algumas empresas ofertam esta qualificação com cargas horárias inferiores, mas correm o risco de não darem o conteúdo completo e insuficiente.
Saiba mais sobre o Green Belt através do Botão Abaixo:
A Qualificação Lean Six Sigma Black Belt tem como objetivo formar especialistas que dominem o método DMAIC e as ferramentas Lean Six Sigma e que estejam capacitados para liderar projetos complexos e prioritários, geradores de resultados que contribuam significativamente para o aumento da lucratividade da empresa. A carga horária típica são 125 horas no caso do curso completo ou 45 horas no caso do aluno já possuir o Green Belt, o que é conhecido como Up-grade Black Belt.
Saiba mais sobre o Black Belt através do Botão Abaixo:
A Qualificação Lean Six Sigma Master Black Belt tem como objetivo promover um upgrade em conhecimentos sobre as ferramentas Lean Six Sigma e desenvolver competências para o gerenciamento de mudanças, facilitação de trabalhos em equipe e promoção de inovações. O especialista em Master Black Belt será capaz de conduzir a implementação do Programa Lean Six Sigma em sua empresa e ser a pessoa referência aos futuros Green Belts e Black Belts durante a condução dos projetos. A carga horária típica deste curso são 45 horas.
Gestores que acompanharão diretamente a execução dos projetos Green Belts e Black Belts.
Veja em detalhes todos estes assuntos em nosso site:
ou no nosso Canal no Youtube:
https://www.youtube.com/profjoseluizoliveira
Qualquer dúvida ou esclarecimento, não deixe de escreve nos comentários
Muito obrigado.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!