Marketing Digital dá dinheiro? 8 Causas para SIM!

Neste artigo, abordarei as razões pelas quais o Marketing Digital dá dinheiro. Enumerei 8 Causas, mas já adiantando que temos bem mais do que oito.

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Vocês podem ver este artigo em forma de vídeo, neste link: https://youtu.be/EQNFj4EhexQ

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Introdução

Podemos registrar as tendências de mudanças no formato do marketing funcionar, a partir do avanço da internet e o aumento na velocidade das conexões.

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Antes do ano 2000, as velocidades eram baixas, impossibilitando a divulgação em massa, de campanhas de marketing.

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As velocidades de conexões foram aumentando e com o lançamento do Iphone, em 2007, por Steve Jobs, houve uma mudança substancial de comportamento.

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A sociedade começou a migrar suas formas de comunicações e interações sociais a partir do próprio telefone celular, que passou a ser chamado de smartphone, que deixou de ser apenas um aparelho rudimentar, para um aparelho com dezenas de funcionalidades e evoluindo ao ponto de substituir até computadores.

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1ª Causa - O mundo mudou do formato analógico para o digital

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Dando continuidade, o mundo começou a ser transformado, o que a gente chama também de disruptura, o que significam mudanças radicais e rápidas, saindo de um crescimento linear para um crescimento exponencial, do ponto de vista do avanço das tecnologias.

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Sem querer entrar nesta área porque o foco deste artigo é outro, mas a Lei de Moore preconiza que a capacidade dos chips duplicaria a cada 2 anos.

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Isso fez com que as velocidades de conexões aumentassem substancialmente, das faixas dos 56 kilo-bytes pos segundo para mais de 1 mega-bytes.

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Não é para se aprofundar neste tema, mas só para você ter ideia, isso significa um aumento de 20 x em apenas 10 anos.

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Isso é o que caracterizo como uma mudança de um formato analógico para um formato digital.

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Vejam essas imagens abaixo e você vai ter uma ideia desta mudança.

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2ª Causa - Porque temos mais pessoas nos meios digitais

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Com o avanço das tecnologias e dos meios digitais, o comportamento da sociedade foi brusca e rapidamente alterado. Redes sociais novas surgiram como Facebook, Instagram, WhatsApp, Tik-Tok e muitas outras, tornando um poderoso meio de conexões e networks entre seus usuários.

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Os Smartphones passaram a ser, não apenas um aparelho que faz e recebe ligações, para serem um meio útil, rápido e eficaz de transformações sociais.

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As pessoas passaram a adotar seus aparelhos como canais de interações onde milhares ou milhões de outras pessoas interagem diariamente. Isso fez com que as empresas visualizassem rapidamente um meio rápido de trazerem e comercializarem seus anúncios.

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Ganham as empresas que anunciam e ganham as plataformas de anúncios, como Facebook e Instagram, Google e Youtube e muitas outras.

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Observe este gráfico abaixo e você vai poder identificar o aumento expressivo do aumento das pessoas nas redes sociais, segundo fontes da Hootsuite.

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São mais de 4,7 bilhões de pessoas.” 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas à internet; redes sociais crescem 14% ao ano”.

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Presença nas Redes Sociais

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3ª Causa - Porque o Marketing Digital está em todos os lugares

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Com estes dados mostrados acima, os anunciantes enxergaram um grande potencial para trafegarem seus anúncios, atingindo um contingente de possíveis clientes com alto potencial de compra.

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Afinal de contas, mais da metade da população da terra estão nas redes sociais diariamente e constantemente. O Marketing Digital está em todos os lugares onde existem seres humanos.

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Dos primórdios da globalização até a pandemia de coronavírus, a rede mundial cresceu sua base de usuários exponencialmente ao longo dos anos.

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Um estudo promovido pelo Hootsuite em parceria com a agência We Are Social apontou que aproximadamente 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas à internet atualmente, número representado pela proporção de 6 em cada 10 pessoas que acessam a rede através de um computador, tablet ou smartphone.

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Com estimados 7,85 bilhões de pessoas habitando o planeta utilizado como parâmetro, a base de usuários da internet cresceu 7,6% no intervalo de um ano, enquanto o número global de habitantes acresceu menos de 1% em sua soma, apontando uma rápida expansão da rede mundial ao redor do mundo.

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Mapa Mundi - Redes Sociais

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O mapa acima aponta a percentagem de adoção da internet de cada região do planeta.

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Dele, é possível extrair que o continente europeu possui a maior cobertura de rede, enquanto países das regiões central e sul da Ásia ainda enfrentam dificuldades nessa adesão, que é quase tão baixa quanto a cobertura de áreas centrais da África, onde 3 em cada 4 pessoas permanecem desconectadas.

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O estudo também destaca como as redes sociais superaram o equivalente à metade da população mundial em base de usuários, contando atualmente com 4,33 bilhões de usuários, uma parcela massiva de todas as pessoas conectadas à rede.

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A China, por si, agregou 85 milhões de novos usuários de redes sociais nos últimos 12 meses; Índia, Indonésia e Brasil também foram destacadas como grandes propulsores desse crescimento.

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Os dados mais recentes sugerem que as redes sociais contabilizem um aumento médio de mais de 900 mil novos usuários por dia, isto é, 10 novos usuários a cada segundo.

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A análise em questão sugere que 500 milhões de novos usuários foram cadastrados nas redes sociais, representando um crescimento de cerca de 14% ao ano.

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4ª Causa - Porque houve uma transformação do meio físico para o digital

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Nesta quarta causa, precisamos contextualizar a diferença do meio físico para o digital.

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Antes da globalização, ocorrida no final dos anos 90 e início do século 21, os contatos entre as pessoas eram praticamente um a um. Os contatos eram mais físicos.

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Se você se lembrar de poucos anos atrás, as pessoas conviviam mais em coletividade. As reuniões presenciais aconteciam com mais frequência.

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O convívio social era mais próximo. Podemos nos lembrar as brincadeiras de rua. Das reuniões em parques e praças.

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Evidentemente que o marketing ocorria neste ambiente físico.

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Falando mais cientificamente, o mundo era linear, nosso pensamento era linear e o avanço da tecnologia ocorria num modelo linear. Era a Lei de Moore em plena atuação.

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Lei de Moore

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Gordon Moore foi um dos fundadores da Intel e já falei antes sobre sua Lei.

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Com o avanço da tecnologia, com a chegada da 4ª Revolução Industrial (Você pode ver este assunto no meu canal de Tecnologia, no Link: https://youtu.be/d6TQVzP2e8Y).

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A capacidade dos Chips de Computadores, Tablets e Smartphones, tiveram uma mudança brusca, rápida e incomparável, em relação aos seus antecessores.

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O marketing sofreu um grande impacto, e mesmo sem as pessoas perceberem, ele migrou rapidamente dos meios físicos para os meios digitais. Você deve se lembrar destas cenas abaixo:

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Evolução do Marketing

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5ª Causa - O dinheiro migrou do meio físico para o digital

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Durante milhares de anos, a humanidade conviveu com formas físicas para mensurações e transações financeiras. Podemos remontar ao passado e vermos registrado na história a busca do homem pelo ouro e outros metais e pedras preciosas.

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De repente, num virar de século, do século 21 para o 22, testemunhamos uma mudança brusca, rápida e radical, da forma como vemos os valores monetários.

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No contexto do nosso País, o Banco Central do Brasil (BC) sempre foi o principal veículo de modernização econômica do Brasil.

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As iniciativas mais visíveis são Pix e Open Bank. O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.

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Na prática, entre suas várias funcionalidades, ele permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados.

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O Open Bank, tornará o perfil financeiro dos cidadãos acessível a todos os bancos, aumentando a concorrência do setor.

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“O real digital ainda está em fase de discussão, e ele pertencerá a uma nova categoria de moedas, as Central Bank Digital Currencies (CBDCs)”, disse Fábio Araujo, coordenador dos trabalhos do real digital do BC, à DINHEIRO.

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Nesse contexto, o marketing também sofreu influência desta migração, podendo ser negociado seus valores neste ambiente virtual.

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Qualquer um de nós pode efetuar uma compra de tráfego nas maiores redes sociais do mundo sem movimentação física de dinheiro, inclusive utilizando PIX e outras formas de pagamento como o Pic-Pay.

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Fonte: https://f5online.com.br/real-digital-o-novo-dinheiro-inteligente/

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Essa quinta causa facilita demais as transações comerciais do marketing, acelerando e facilitando os processos, tema que veremos no próximo tópico.

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6ª Causa - Com a chegada do Digital, os processos foram acelerados e facilitados

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Com toda essa evolução da tecnologia e por tudo que já foi escrito anteriormente, podemos deduzir e verificar a rápida aceleração os processos de marketing.

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Na ponta dos nossos dedos, a um toque do celular. As campanhas são feitas através das mídias sociais.

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Textos, imagens e vídeos são facilmente dispostos à vista dos consumidores e potenciais clientes.

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Campanhas de marketing podem ser feitas em minutos e sem precisarmos de computadores, o que antes era praticamente impossível.

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Vemos os chamados “funis de vendas” sendo operacionalizados nos celulares, ao alcance de todos e os anunciantes cada dia criam formas de facilitarem e disponibilizarem seus produtos e serviços de forma praticamente instantânea.

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7ª Causa – As pessoas estão mais propensas a comprarem no meio onde elas se encontram

Conforme vimos na terceira causa, da mesma forma que o marketing está em todos os lugares, as pessoas também estão neste universo digital. Mais de 50% da humanidade está neste segundo navegando pelas plataformas digitais.

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A concentração é muito grande, de todos os continentes do mundo. E neste ambiente onde as pessoas se encontram, os fornecedores também estão.

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Uma metáfora que fazemos, fácil de ser entendida é com relação ao mar, ao oceano e um tanque cheio de peixes. Onde seria mais fácil pescar?

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Este ambiente virtual é o cenário ideal. As empresas de todos os ramos e atividades estão no mesmo ambiente onde seu potencial cliente se encontra e vice-versa.

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Muito do comércio agora se realiza neste que conhecemos como E-Commerce. E a tendência é que este mercado cresça cada dia mais.

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8ª Causa – Os meios Digitais baratearam os preços dos produtos e serviços

Com toda essa evolução dos meios tecnológicos, os valores das divulgações de campanhas de marketing baixaram substancialmente.

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Antes, com o marketing físico, materiais publicitários eram impressos em grande quantidade, para que fossem distribuídos um a um, em sinais de trânsito, em locais públicos, fixados em postes, em paradas de ônibus.

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Tínhamos altos custos com divulgações, tanto com as pessoas envolvidas como com os materiais que rapidamente eram descartados, poluindo o meio ambiente e ainda gerando um efeito cascata, com o entupimento de canas e esgotos. Em suma, os damos ao meio ambiente era incalculável.

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Este cenário retratado deixa claro que os custos físicos são bem mais altos que os custos de divulgações nos meios digitais. Com o aumento da escala de vendas e consumidores, uma reação direta é a consequente redução dos preços dos produtos e serviços.

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Chegamos à conclusão lógica, que veremos a seguir.

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Conclusão

Marketing Digital dá dinheiro. Estimasse que mais de um trilhão de dólares circulam por dia no ecossistema mundial do marketing digital.

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Não são milhões, são bilhões de pessoas diariamente navegando, lendo, se informando, interagindo, comprando, se relacionando, de forma intensa e constante.

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Enumerei apenas 8 causas pelas quais tentei mostrar porque o marketing digital dá dinheiro, mas, sem sombra de dúvidas, são dezenas de causas.

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É inevitável, irreversível e só tende a crescer. Então, não perca tempo. Estude, aprenda sobre este assunto. Estamos à disposição para lhe ajudar.

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Acompanhem nossas postagens. Estamos aqui para te ceder conteúdos gratuitos e crescer mais e mais neste mercado que chegou para ficar e que pode nos fazer atuar de forma contínua e crescente.

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Vídeos sobre marketing que você pode gostar:

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Programa de Afiliados Expertise: https://youtu.be/YD030sLs9T0

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Segredo das Vendas Automáticas: https://youtu.be/1R6fu1jSpdI

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7 Ferramentas de Inteligência Artificial para Marketing: https://youtu.be/Ss9UT6wCZV4

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Entenda sobre Marketing Digital e de Afiliados: https://youtu.be/Qwnr3aaLxwg

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Marketing Digital, como funciona: https://youtu.be/OZSaXlaMzJI

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Porque Marketing Digital dá Dinheiro: https://youtu.be/EQNFj4EhexQ

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Muito obrigado.

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Prof. José Luiz Oliveira

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