Embora muita gente não saiba o que é White Belt, a associação com o sistema de cores das faixas nas artes marciais é feito com frequência para explicar às pessoas quando ouvem o termo pela primeira vez.

E quer saber? Essas pessoas estão certas. O White Belt é parte do Lean Seis Sigma e compõe a base da indicação de um projeto com essa metodologia.

Ou seja, da mesma forma que nas artes marciais existe o Faixa Branca, na metodologia Lean Seis Sigma existe o White Belt.

Mas nessa metodologia o que seria então o White Belt em si, e quais são as principais habilidades de um White Belt?

Essas são algumas das respostas que vamos responder ao longo deste artigo. Venha conosco aprender o que é White Belt!

O que é White Belt?

Antes de explicarmos o que é white belt, você saberia nos dizer o que é seis sigma?

A metodologia foi desenvolvida por Walter Shewhart, criador do CEP e pensada para reduzir riscos e erros no fluxo de trabalho, gradativamente, até chegar à casa de 99,9997% de acerto.

Seis Sigma ou Six Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola nos anos 80, por Bill Smith. Posteriormente, em 1995, ganhou força com a utilização de seus métodos por Jack Welch, na GE.

Apesar de sua consolidação ter se dado nessa época, a ideia fundamental por trás do Seis Sigma (que é a utilização de técnicas estatísticas para prever e melhorar processos) foi desenvolvida na década de 1930, por Walter Shewhart. 

Na época, Shewhart trabalhava como estatístico e começou a usar a distribuição normal para prever o comportamento de seus processos, buscando conhecer a probabilidade de uma de suas máquinas apresentar uma descalibração.

Como esforço para completar essa missão, ele desenvolveu o que hoje chamamos de Gráficos de Controle ou, mais popularmente, Controle Estatístico de Processos (CEP).

Tornando-se popular entre empresas de todo mundo devido à sua eficiência e eficácia, é considerado um dos principais temas da Qualidade Total para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.

Portanto, Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. 

Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos, o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de Qualidade como principalmente Financeiros.

E o que é white belt nesse contexto? um modelo de faixas — assim como em algumas artes marciais — que define, exatamente, as responsabilidades de cada membro no projeto.

Existe todo um sistema de faixas elaborado para que cada pessoa entenda seus deveres e obrigações, e desempenhem seus respectivos papéis com excelência.

Confira as faixas de certificação Lean Six Sigma:

White Belt;

Yellow Belt;

Green Belt;

Black Belt;

Master Black Belt;

Principais habilidades do White Belt

Ok, mas e na prática. Quais as funções e habilidades do profissional com essa certificação?

É necessário entender que como existe uma hierarquia no sistema de faixas, deduzimos rapidamente o que é White Belt dentro desse método de trabalho: o nível básico de certificação Lean Six Sigma.

Ou seja, é a porta de entrada para auxiliar na gestão de transformações em uma empresa. Isso oferece um escopo definido, mas multidisciplinar para o White Belt, pois ele já passa a ter contato com ideias de:

Entre outras atribuições e responsabilidades que agregam valor à bagagem profissional do white belt dentro do lean six sigma.

O papel do White Belt nas empresas

Assim como em algumas artes marciais, a hierarquia de faixas permite que cada um saiba, exatamente, o seu papel e conhecimento dentro da estrutura.

E dentro de uma empresa não é diferente. O papel do White Belt, como vimos acima, é bem definido, e o mesmo vale para as outras cores de faixas e o desempenho esperado de seus representantes.

Dessa maneira, todos têm parte na melhoria de qualidade do projeto em questão.

E o suporte prestado pelo profissional com essa especialização se destaca pois auxilia os colegas de diversas maneiras, na mesma proporção que enriquece o profissional com conhecimento e experiência controlados.

A partir daí, a certificação Lean Six-Sigma serve de estímulo para o gradual desenvolvimento do White Belt, faixa após faixa, até a sua completa especialização.

Vantagens do White Belt para as empresas

Agora que vimos para que serve o white belt e quais são suas principais habilidades, dá para analisar profundamente as vantagens dele na empresa:

Melhoria na satisfação do cliente: Pois cada membro, com suas atribuições e responsabilidades, se ocupam de oferecer um resultado de excelência;

Fidelização: Que é a consequência direta de um bom trabalho, promovendo continuamente a boa relação com o consumidor;

Qualificação da linha de fundo: Consiste na promoção da reputação da sua empresa e o gradual crescimento do seu fluxo de receita;

Satisfação interna: Uma vez que o sistema de faixas do Lean Seis Sigma serve como um plano de desenvolvimento profissional.

Isso tudo confere, resumidamente, melhorias internas em toda a cadeia produtiva. E seus reflexos irradiam tanto entre os departamentos quanto na percepção dos clientes e do mercado, em geral.

Por que investir em uma certificação White Belt?

A certificação em lean seis sigma passa, gradativamente, pelas fases de crescimento profissional dentro desse método.

E, como já destacamos, essa certificação é a primeira ponta disso tudo. Eles são auxílios fundamentais para seus colegas, colhendo os louros do projeto e aprendendo, continuamente, de modo que eles se preparam para as próximas faixas.

Daí a importância em uma certificação: a preparação da jornada do profissional rumo à Master Black Belt.

Com o tempo, a certificação e a experiência do dia a dia conferem novas habilidades, técnicas e características elementares para assumir projetos e responsabilidades maiores.

Além disso, o White Belt tem, por meio de sua certificação, o mapeamento de sua trajetória. Ele sabe exatamente o que esperar e o que alcançar no final do curso. Isso gera diferenciais competitivos para planejar, assertivamente, cada etapa da sua carreira.

Como investir em uma certificação White Belt?

Recomendamos a procura por uma instituição de qualidade. Uma que entenda os seus desafios e objetivos e consiga alinhá-los em uma solução completa, acessível e planejada para que toda a teoria seja aplicada no dia a dia dentro das empresas.

Na Expertise Treinamento você encontra o melhor curso de White Belt. Confira!

Conclusão

Neste post, aprendemos o que é White Belt dentro do Lean Seis Sigma. Esse tipo de profissional é a base estrutural da metodologia, servindo de apoio para os colegas em múltiplas frentes.

Como resultado, ele se especializa gradativamente, preparando-se para assumir mais responsabilidades e projetos com o tempo. Uma maneira eficiente de construir um profissional preparado para todo tipo de desafio!

E você, está pronto para se tornar um White Belt?