Nesse artigo, você vai saber tudo sobre o que é Nanotecnologia, e como ela pode influenciar na sua vida.
Em uma palestra para a Sociedade Americana de Física em 1959, Richard Feynman apresentou seu projeto a partir da seguinte questão:
O que aconteceria se pudéssemos mover os átomos?
Apesar de ser uma ideia muito avançada para sua época, hoje ela ganha cada vez mais espaço através da ciência na nanotecnologia.
Para compreendermos melhor a nanotecnologia é preciso entender o que são os átomos.
Os átomos são basicamente as menores parcelas em que um elemento pode ser dividido sem perder suas propriedades químicas, ou seja, a unidade básica da matéria, formado por prótons, nêutrons e elétrons.
Um átomo é tão pequeno que não pode ser visto nem mesmo através de microscópios comuns.
Mas o que a nanotecnologia tem a ver com isso? E que vantagem ela nos oferece?
Acontece que a ideia de Feynman era de conseguir manipular os elementos químicos a nível atômico, e isso pode trazer possibilidades que ainda nem mesmo conhecemos por completo, mas imagine conseguir carregar supercomputadores no seu bolso…
Ou possuir uma armadura de nanotecnologia como a do homem de ferro em vingadores que pode manipular a própria matéria e se adaptar em diversas situações.
Apesar de ainda permanecer na ficção, com a evolução da nanotecnologia um leque de possibilidades se abre para nossa realidade.
E essa tecnologia, apesar de parecer somente algo de ficção, já está sendo muito estudada e inclusive já é aplicada em diversos setores como:
Medicina, eletrônica, microeletrônica, siderurgia, setor automotivo, energia, agropecuária, plásticos e revestimentos.
A palavra Nano vem do grego que significa “anão”, e a Nanotecnologia se baseia na manipulação de elementos na escala Nanométrica, se aproximando do nível atômico e molecular.
A Nanotecnologia como conhecemos hoje, apesar da ideia ter sido considerada desde 1959 por Richard Feynman, só foi realmente desenvolvida a partir da década de 70 através de pesquisas feitas pelas universidades, já a sua definição como “Nanotecnologia” só veio realmente após as décadas de 80 e 90, e por fim, a sua manipulação foi possível somente no ano de 2000, onde se iniciaram os trabalhos nessas escalas.
Isso foi uma grande revolução na tecnologia pois abriu uma enorme possibilidade e desafios para diversas áreas.
Logo, o principal objetivo da nanotecnologia é a criação de novos materiais, produtos e processos a partir da manipulação desses átomos.
Sua medida é através do nanômetro, uma unidade de medida como o quilômetro, metro e centímetro.
A nanotecnologia é tão minúscula que pode ser trabalhada somente em laboratórios e indústrias.
Para se ter uma ideia, uma folha de jornal tem aproximadamente 100.000 nanômetros de espessura, enquanto o DNA humano tem 2,5 nanômetros de diâmetro.
Dessa forma, materiais trabalhados nessa escala podem se tornar mais fortes ou ganharem propriedades como condução de calor e eletricidade, além de mudarem de cor ou ficarem mais reativos.
Atualmente sua aplicação está sendo feita por exemplo em microprocessadores, pois toda vez que eles evoluem, os processos de produção precisam de algo ainda menor, dessa forma, garantem uma diminuição no tamanho e consumo de eletricidade.
Já na medicina, o nano-fármaco Abraxane é atualmente usado para tratar alguns tipos de câncer, que ao serem ingeridas, suas nano moléculas se ligam às células do corpo e agem reduzindo os efeitos colaterais do tratamento de câncer.
Outro exemplo são os sprays impermeabilizantes que podem ser utilizados em roupas, calçados, vidros e até mesmo na pele humana.
O produto aplica uma camada de vidro liquido hidrofóbico que impede o contato de água e sujeira com o objeto, muito usado em vidros de carros.
Portanto, as aplicações dessa tecnologia estão presentes nas mais diversas situações:
em tecidos, equipamentos médicos, marca-passo, implantes, protetor solar, vidro autolimpante, limpadores de piscina e muitas outras.
Aqui no Brasil, a empresa Embrapa desenvolveu um plástico biodegradável feito da amêndoa do caroço da manga misturada com biopolímero natural chamado BHPV…
Que pode ser utilizado na indústria alimentícia e também no setor médico, diminuindo resíduos plásticos poluentes.
Além disso, juntamente a Embrapa, foi organizada uma rede chamada Agronano, que conta com centenas de pesquisadores em instituições diversas abrangendo todo território nacional com objetivo de melhorar e desenvolver nanotecnologias.
No ramo alimentício a Embrapa já tem pesquisado também revestimentos comestíveis e embalagens inteligentes que podem prolongar a vida de produtos e garantir uma ótima qualidade nutricional.
Portanto, dessa maneira, cada vez mais a nanotecnologia vai sendo desenvolvida e continua em constante evolução.
O que Richard Feynman elaborou em sua ideia sobre manipular átomos e que hoje se tornou oque conhecemos como Nanotecnologia tem um enorme potencial de transformar a forma como o ser humano se relaciona com a matéria, podendo modifica-la e aprimora-la a nível atômico, dando novos atributos ou transformando-as.
Apesar de ainda não se ter a dimensão total de todas as possibilidades que isso trará, fato é que ela continuará se desenvolvendo e cada vez mais fará parte do nosso cotidiano.
Quer saber mais sobre nanotecnologia? Visite nosso canal no Youtube e nosso Blog.
Conheça a Expertise EAD, uma das maiores escolas online de negócios do Nordeste.
Sobre o Autor