Como citado em um de nossos vídeos anteriormente, Alan Turing, considerado pai da computação…
Foi responsável por quebrar o código nazista que ajudou a garantir a vitória aos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Após ser considerado um Herói focou seus estudos e trabalho na área da ciência da computação e Inteligência Artificial, na qual colaborou no despertar dos futuros pesquisadores e cientistas que buscaram cada vez mais desenvolver programas inteligentes.
E é disso que se trata o vídeo de hoje, sobre como o desenvolvimento de Inteligências Artificiais estão mudando o mundo.
Um computador que são ensinadas apenas as regras básicas do Xadrez…
E em somente 4 horas jogando contra si mesmo aprende o jogo e consegue se tornar um especialista já existe e se chama AlphaZero, podendo facilmente vencer grandes nomes do Xadrez no mundo todo.
A tecnologia avança cada vez mais e as inteligências artificiais ficam ainda mais inteligentes e mais presentes no nosso cotidiano…
Sejam em lojas online, sites de entretenimento ou aplicativos de smartphones.
Basicamente, a Inteligência Artificial ou IA consiste em máquinas ou sistemas que imitam a inteligência humana, se aprimorando a partir das informações coletadas, relacionadas ao processo de capacidade de pensamento e análise de dados.
Embora você talvez já tenha visto robôs vilões nos cinemas como em Exterminador do Futuro e uma IA que pretende destruir o mundo…
Além de muitos nomes na área da tecnologia se preocuparem com o avanço desses sistemas, a aplicação das inteligências e seus objetivos, hoje, estão sendo muito utilizadas para melhorar as habilidades e contribuições humanas.
No nosso dia a dia um exemplo disso são as recomendações que a Netflix oferece a partir das suas buscas, relacionando dados e sugerindo as melhores opções de acordo com o que você mais gosta, tudo definido pelo algoritmo.
Dessa forma, também, a empresa consegue analisar as opções mais viáveis para a plataforma e assim continuar produzindo novos conteúdos seguindo o que mais é consumido.
Isso pode parecer fascinante, mas ao mesmo tempo assustador.
A aplicação das inteligências é variada e em uma dessas variações podemos citar os famosos Deepfakes, que são programas capazes de fazer uma síntese de sons e imagens humanas sendo possível combinar a fala a um vídeo já existente, podendo gerar vídeos falsos com uma qualidade impressionante.
Afinal, você já viu o Silvio Santos apresentando o Jornal Nacional?
Nesse vídeo do Bruno Sartori, é apresentado a Deepfake, e não somente esse, mas também a participação de Taís Araújo no filme Mudança de Hábito e diversas outras aplicações dessa tecnologia.
Tudo isso feito através de princípios da inteligência artificial em que o programa por meio de diversas imagens capturadas aprende a melhor forma de posicionar o rosto, sendo capaz de reproduzir inclusive as expressões faciais.
Tecnologia essa que pode ser usada desde o humor a até mesmo manipulação.
Juntamente a seu colega David Champernowne em 1948, Alan Turing começou a desenvolver um algoritmo que jogasse xadrez…
Entretanto, apesar do algoritmo ter sido concluído, as limitações tecnológicas da época impediram a implementação do código.
Dessa forma, seguiram escrevendo todo o algoritmo com lápis e papel, e infelizmente pra Turing, não foi possível ver o resultado e desenvolvimento de futuros estudos sobre…
Porém, a ideia de que um computador que jogasse xadrez e vencesse os humanos permaneceu e possibilitou a criação do Alphazero atualmente.
Hoje, grandes empresas como Google, Amazon e Apple também estão presentes no nosso dia a dia em conjunto às tecnologias de Inteligências Artificiais…
Seja quando você faz uma compra em lojas online ou escolhe uma música, as sugestões de compras ou de playlists que aparecem pra você são processadas por um algoritmo…
Algoritmo esse, que estuda seu comportamento e sugere possibilidades de acordo com seus gostos.
A Siri, por exemplo, é uma assistente virtual que se torna cada vez mais acessível e presente na vida das pessoas.
Ela realiza tarefas e responde a comandos de voz dos usuários.
Siri é capaz de responder perguntas, automatizar tarefas, criar lembretes, ligar ou enviar mensagens e até mesmo contar piadas, servindo como uma amiga.
Além disso, com o passar do tempo o algoritmo entende cada vez mais as preferências do usuário.
Outro exemplo disso é a Alexa, lançada em 2014, que assim como a Siri, é capaz de automatizar o nosso cotidiano, por exemplo, controlando a casa a partir de comandos de voz para ligar e desligar as luzes, aparelhos eletrônicos ou organizar agendas.
Tudo isso sem nem mesmo encostar no celular, basta você falar a palavra de ativação acompanhada de algum comando para que a assistente te atenda, por exemplo:
“Alexa, qual a previsão do tempo para hoje?” ou “Alexa, quais as notícias mais relevantes hoje?”.
Além disso, pode fazer até mesmo um pedido no IFood, chamar um Uber e também interagir com Bancos, podendo tirar dúvidas, fazer consultas e realizar pagamentos através de comandos simples.
Agora, imagine um programa que seja capaz de pilotar um avião sozinho, realizar agendamentos, compra e venda de passagens, traçar rotas, possibilidades e se interrelacionar com outros aviões para uma maior segurança.
Ou através de carros autônomos, traçar caminhos, interação com outros carros a partir de sensores, promovendo diminuição de acidentes e melhora na qualidade de vida do passageiro.
Tudo isso já é uma realidade e é um desejo de grandes empresas que cada vez mais pesquisam, estudam e buscam desenvolver e melhorar a capacidade de máquinas e softwares através das Inteligências Artificiais para que se tornem cada vez mais comuns.
Afinal, um diagnóstico realizado por um médico em conjunto com inteligências artificiais é muito mais seguro e eficaz hoje em dia.
O Youtube já é capaz de gerar legendas automaticamente.
E na indústria, as máquinas cada vez mais fazem parte do ecossistema, que representa uma redução de custos, maior eficiência, precisão e segurança.
E não é de hoje que o ser humano busca a utilização de máquinas, foi assim durante toda história da tecnologia.
As criações de máquinas durantes as revoluções industriais são excelentes exemplos disso, pois substituíram grande parte do trabalho manual e cada vez mais o ser humano buscou e vai continuar buscando isso.
Quer saber mais sobre tecnologia? Conheça nosso blog.
Já conhece nossa escola de negócios? Clique aqui e conheça agora mesmo.